Objetivos da Ação de
Tutoria são:
Organizar e estruturar o pensamento, desenvolver habilidades
cognitivas, construir autonomia dos alunos. Em termos gerais, a tutoria visa
diminuir os fatores de risco e incrementar os fatores de proteção do aluno nos
domínios da aprendizagem e das condutas pessoal e social, potencializando,
desse modo, o seu bem-estar e a sua harmoniosa adaptação às expetativas
académicas e sociais da escola.
No Domínio Pessoal:
- Ajudar o aluno a conhecer-se melhor (interesses, motivações, valores,
pontos fracos, pontos fortes).
- Informar e apoiar os alunos em problemas relacionados com a sua idade e
desenvolvimento, bem como com a sua história pessoal.
No Domínio da Socialização:
- Ajudar na integração do aluno na escola, procurando despertar nele atitudes
positivas em relação à escola, aos professores e aos pares.
- Fomentar comportamentos de participação na vida da escola.
- Analisar com os alunos os seus comportamentos, procurando promover a
adoção de comportamentos favoráveis a uma boa integração na escola,
nomeadamente no campo das amizades.
No Domínio da Aprendizagem:
- Analisar com o aluno os seus resultados escolares, procurando retirar
ilações de tal análise.
- Acompanhar a sua aprendizagem em termos globais, tendo em vista,
nomeadamente, detetar áreas bem-sucedidas e áreas de dificuldade e mesmo,
eventualmente, de necessidades educativas especiais.
- Ajudar o aluno a analisar as suas dificuldades de rendimento escolar,
identificando possíveis causas e consequências, bem como formas de superação ou
minimização.
- Ajudar os alunos a fazer um melhor uso da escola, a saber usar este recurso
a seu favor.
- Ajudar os alunos a perceber quais são as expectativas da escola, do currículo,
dos professores e a corresponder a isso.
- Ajudar o aluno a tomar consciência das suas conceções sobre a aprendizagem
(O que é aprender? Como se aprende?) e a motivação para o estudo.
- Apoiar o aluno na aquisição de estratégias de aprendizagem e técnicas
de estudo (por exemplo: uso dos sublinhados; tirar apontamentos; elaborar esquemas;
fazer resumos; organizar adequadamente o caderno diário; organizar a informação;
utilização de métodos de estudos adequados; resolução de situações
problemáticas; etc...).
- Ajudar os alunos a aprender a reconhecer os progressos.
- Ajudar os alunos a definir o seu projeto escolar.
- Aconselhar, programar e eventualmente propor ao diretor de turma,
programas de recuperação, apoio e reforço educativo.
Os alicerces
da Ação de Tutoria são:
- capacitação – preparar os alunos para a
sua própria auto-orientação e induzi-los, de forma progressiva, a criarem uma
atitude para a tomada de decisões fundamentais e responsáveis sobre o presente
e o futuro, quer na escola quer na vida social e profissional.
- continuidade - ser disponibilizada aos
alunos ao longo dos diferentes níveis de escolaridade;
- educação – é tão importante a instrução
dos alunos como a sua educação.
- implicação – dos diferentes atores,
nomeadamente, família, comunidade e instituições que intervêm no processo
educativo;
- individualidade – atender às
caraterísticas específicas de cada aluno.
O que é um Professor-tutor?
Tutor, vem do latim tutor, "protetor". Tutor observa os problemas dos
estudantes e ajuda, prestando assistência de forma mais célere, eficaz e
imediata.
É um profissional que atende aos problemas dos alunos, com capacidade
de criar laços de afetividade (empatia) com os alunos e, se necessário, com as
famílias.
O Decreto Decreto-Lei
n.º75/2008, de 22 de Abril, enquadra no seu artigo 33º a figura do professor
tutor de uma forma mais abrangente do que a antes definida no Decreto
Regulamentar n.º10/99 de 21 de Julho, remetendo para o Regulamento Interno dos
Estabelecimentos de Ensino a definição de outras competências consideradas
pertinentes.
Funções do Professor Tutor:
O principal papel do professor-tutor é criar pontes entre o aluno e o
conhecimento, identificar potencialidades e dificuldades para fornecer as
ferramentas que facilitem e motivem seu processo de aprendizagem.
§
Aplicar questionários / outras metodologias de
análise que propiciem um conhecimento aprofundado das caraterísticas próprias
dos alunos:
§
Facilitar a integração do aluno na escola e na
turma fomentando a sua participação nas atividades.
§
Acompanhar de forma individualizada o processo
educativo do aluno.
§
Aconselhar e orientar no estudo e nas tarefas
escolares.
§
Atender às dificuldades de aprendizagem dos alunos
para propor, sempre que necessário, eventuais ajustes ao PCT (Plano de Ação
Tutorial).
§
Trabalhar de modo direto e personalizado com os
alunos que manifestem um baixo nível de auto estima ou dificuldade em atingirem
os objetivos definidos.
§
Promover a expressão e a definição de objetivos
pessoais, a auto avaliação de forma realista e a capacidade de valorizar e
elogiar os outros.
§
Esclarecer os alunos sobre as suas possibilidades
educativas e os percursos de educação e formação disponíveis.
§
Contribuir para o sucesso educativo e para a
diminuição do abandono escolar, conforme previsto no Projeto Educativo da
Escola.
§
Procurar implicar os pais e encarregados de
educação em atividades de controlo do trabalho escolar e de integração e
orientação dos seus educandos.
§
Informar, sempre que solicitado, os
pais/encarregados de educação, o conselho de turma e os alunos sobre as atividades
desenvolvidas.
Destinatários
da Tutoria:
Crianças e adolescentes que desejam aprender a se organizar e estudar
sozinhos. Alunos em situação de dificuldade na escolarização e na aprendizagem,
associadas a fatores de natureza não predominantemente cognitiva. Trata-se, sobretudo
de alunos que apresentam:
No domínio académico:
- dificuldades de aprendizagem;
- pouca motivação na realização das tarefas escolares;
- dificuldades de organização para o cumprimento das tarefas;
No domínio pessoal e dos relacionamentos:
- dificuldades de relacionamento com os adultos e, ou com os pares;
- persistência de comportamentos perturbadores;
- risco de abandono escolar / absentismo;
- ambiente familiar desestruturado;
- doença grave que obriga a períodos de ausência escolar;
- alunos de proveniência estrangeira.
Metodologia:
- Identificar as necessidades e dificuldades do
aluno
- Separar o material de estudo e definir prioridades
- Aprender a pesquisar e a organizar a informação
- Interpretar textos e imagens e elaborar resumos
- Planear tarefas e atividades
Atividades
com os alunos:
- Atividades para «ensinar a ser pessoa» (jogos sociais, de papéis, …);
- Atividades para «ensinar a pensar» (técnicas de estudo, resolução de problemas,
melhoria da memória,…);
- Atividades para «ensinar a conviver» (dinâmicas de grupo, mesas redondas, jogo de
papéis,…);
- Atividades para «ensinar a comportar-se» (relaxação, concentração, pensar em voz
alta, …);
- Atividades para «ensinar a decidir» (auto conhecimento,
informação profissional, programas de orientação vocacional,…).
Avaliação do plano de ação tutorial:
A avaliação do plano
tutorial tem por objetivos:
- Verificar o grau de
sucesso/concretização do plano tutorial;
- Redefinir estratégias se
necessário.
A avaliação deve incidir
sobre:
- Sobre o(s) problema(s)
que motivaram a atribuição da tutoria (absentismo, indisciplina, insucesso
escolar…);
- Sobre os objetivos
definidos para o plano;
- Sobre as metodologias,
estratégias e atividades desenvolvidas na ação tutorial;
- Sobre os resultados
obtidos ao nível das atitudes, do comportamento e do sucesso na aprendizagem.
A Tutoria Educacional vai além do conteúdo escolar. O foco está em
criar as condições e estruturas necessárias para que o aluno possa aprender,
ajudando-o a se organizar mentalmente, a se fortalecer internamente, a
conquistar confiança e autonomia.
Tudo que precisa já está dentro de si
Conecte-se com o seu potencial criativo
Fonte: vários artigos existentes na internet elaborados por escolas portuguesas.
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