terça-feira, 26 de maio de 2015

Crenças limitadoras



"Como escolhe ver o mundo exterior: com lentes da confiança ou com lentes do medo?"

Confiança = "ter fé"



Técnicas de Coaching para desarmar as crenças limitadoras:
Pergunte quais são as evidências - baseado em que situações concretas a pessoa pensa assim? Isso pode ajudar o cliente a perceber que criou uma regra geral a partir de alguma situação específica. "Que evidências tem de que isso é realmente assim?"

Pergunte o que ele ganha e o que ele perde se tentar fazer algo e não conseguir. - Compare tudo isso com as vantagens e desvantagens de não tentar nada, de permanecer onde está. Pode ser que o cliente se dê conta que mesmo o fracasso em alguma iniciativa é preferível ao estado de inércia que ele vive agora; afinal de contas um fracasso vai lhe dar subsídios (ele descobre o que não funciona) para tentar de novo com outra estratégia!


A metáfora do Agricultor - Confiança e Medo

Uma metáfora muito boa para compreender o que é a confiança é a atitude do agricultor: ele diligentemente trabalha a terra e planta as sementes; zela diariamente pela sua plantação, e espera tranquilamente que a natureza faça todo o restante, provendo chuva no tempo certo e sol no tempo certo. Quando isso ocorre vem a colheita; quando isso não ocorre todo o trabalho é perdido. Se o agricultor decidir sentir medo vai ser a mais sofredora das criaturas, pois até um dia antes da colheita uma tempestade pode destruir tudo que plantou. Não há certezas, absolutamente; em lugar disso ele simplesmente confia.
Fonte: Esoterikha

A lembrança de ouro - Técnica de coaching para resgatar a autoestima

Um exemplo: uma demanda muito comum em sessões de Life Coaching (Coaching de Vida)  são as queixas de baixa autoestima e desmotivação; o cliente não se acha capaz de tomar iniciativas ou enfrentar novos desafios. O coach então estimula o cliente (também chamado de coachee) a voltar no passado e lembrar-se de algum momento de sua vida em que ele tivesse se sentido motivado e capaz de enfrentar desafios. É normal que o coachee ofereça alguma resistência inicial dizendo que nunca teve momentos dessa natureza em sua vida; isso pode ser contornado com pequenas mudanças de perspectiva: se estamos trabalhando questões profissionais, por exemplo, recorrer a alguma recordação da vida pessoal (ele está com o foco muito negativo em relação a sua vida profissional no momento).
Quando o coachee resgata alguma recordação importante é muito fácil perceber isso por suas respostas corporais: ele sorri, o corpo relaxa; seu "astral" muda. É importante aprofundar a indução nestes momentos e estimula-lo a "sentir" como ele era neste determinado momento de sua vida, a resgatar as emoções e os pensamentos que tinha então. Tudo isso constitui o que chamamos de uma "lembrança de ouro" do cliente, e que pode ser usado em diferentes formas de ancoragem. É um exercício que permite ao cliente perceber que essas capacidades do passado estão latentes dentro de si, que basta aprender a "acessá-las"; é um importante recurso para lidar com crenças limitantes.

Fonte: Esoterikha
Outra fonte inspiradora: Esoterikha


Sem comentários: