terça-feira, 30 de agosto de 2016

Como cuidar de mim mesma?


“O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até si”.
Mário Quintana


O tempo vai passando até ao dia que nos apercebemos que dedicamos a maior parte do nosso tempo aos outros e esquecemos-nos completamente de nós próprios.

Como cuidar de mim mesma?
- cuidar do corpo físico
- cuidar da mente, do psicológico
- cuidar das emoções
- cuidar do espírito e da alma

Dicas para cuidar de mim mesma:

Cuidar e Mimar...
FÍSICO
1. Higiene pessoal / tomar banho / escovar os dentes
2. Beleza / cabelo / depilação /tratamentos estéticos
3. Vestuário, calçado e acessórios / Imagem pessoal confortável, elegante e moderna
4. Hábitos alimentares saudáveis
5. Hábitos de sono / dormir 8 horas de sono / deitar cedo e cedo erguer
6. Saúde / exames médicos
7. Massagens / Medicinas alternativas
8. Exercício físico / desporto / andar de bicicleta
9. Caminhadas na natureza
10. Aceitar o meu corpo


MENTE
1. Ler livros
2. Frequentar formações
3. Conversar com outras pessoas
4. Ir a eventos culturais / teatro / cinema / música / arte
5. Pensar positivamente
6. Ter crenças positivas
7. Aprender coisas novas
8. Vencer medos
9. Ser tolerante com os meus erros e das outras pessoas
10. Libertar e esquecer o passado


EMOCIONAL
1. Gerir as emoções / auto controlo
2. Rir de mim própria
3. Chorar quando tiver vontade
4. Sentir todas as emoções
5. Ser sensível
6. Dar beijos e abraços / tocar na pele
7. Sair da zona de conforto
8. Viver novas emoções e experiências
9. Viver um relacionamento amoroso
10. Perdoar e libertar ressentimentos


ESPIRITUAL
1. Orar / rezar
2. Meditar / ouvir música de Taizé
3. Fazer silêncio  / fazer retiros
4. Ter fé em Deus
5. Acreditar que a vida dá tudo aquilo que precisamos
6. Fluir com a vida
7. Viver simplesmente / apreciar as pequenas coisas da vida
8. Viver no presente / contemplar, apreciar a beleza das coisas da vida
9. Viver com um propósito / dar o exemplo / ser embaixadora  / ser uma pessoa inspiradora / deixar um legado
10. Agradecer sempre


OBJETIVOS
- cuidar de mim
- mimar de mim
- aceitar quem sou
- gostar de quem sou
- ser carinhosa comigo própria
- valorizar as minhas qualidades e talentos
- respeitar os meus limites e os limites das outras pessoas
- partilhar bons momentos com a minha família, amigos e comunidade
- prestar um excelente trabalho
- ser respeitada e admirada
- ouvir e ser ouvida
- amar e ser amada
- ser feliz e viver em paz

(reformulado a 27 de junho)

Autoria: Sandra Mendes

Sem comentários: