quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Independentemente do contexto, como escolhes ser?



O que é mais importante a nossa personalidade, carácter, valores ou o nosso ambiente familiar, contexto social e económico?
O que determina ou condiciona o nosso comportamento?
A personalidade ou o ambiente onde estamos inseridos?
Existe um provérbio português que diz: "A maçã podre estraga a companheira".

Esta frase é usada como metáfora, muitas vezes, para explicar que uma pessoa de má índole pode prejudicar um grupo inteiro. Na natureza, isto acontece. Algumas frutas, como maçãs e pêras, produzem uma hormona gasosa chamada etileno que, entre outras coisas, é conhecida por ser um agente de amadurecimento. Quando guarda as frutas próximas umas das outras, o etileno que cada uma delas emite faz com que as frutas amadureçam mais rapidamente e vice-versa.(fonte daqui)

Mas será que também se aplica aos humanos?
Por exemplo, um amigo de mau carácter terá poder para contaminar elementos do seu grupo de amigos? Será que se os elementos do grupo tiverem uma personalidade forte, não resistiram ao seu ambiente?

Outro exemplo, uma criança que nasça num contexto violento inevitavelmente será um adulto violento no futuro? Ou uma criança que nasça num contexto harmonioso não poderá evidenciar comportamentos violentos no futuro?

Na minha modesta opinião, acho que a personalidade do indivíduo tem mais força do que o contexto em que está inserido. Vai depender da sua escolha, da sua tomada de decisão.

Porque senão, como justificaríamos que flores cresçam em ambientes adversos? Ou como justificaríamos que por um lado, crianças com grande potencial, por escolha própria, desperdiçam oportunidades de aplicar os seus talentos e capacidades e por outro lado, crianças com potencial médio, por escolha própria, se empenhem e tirem bons resultados, surpreendendo as pessoas que estão à sua volta?

Independentemente do contexto, como escolhes ser?

Autoria: Sandra Mendes


Sem comentários: