sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Nunca é tarde demais para começar de novo

Resultado de imagem para banda desenhada


O passado é passado. Não é possível mudá-lo, nem mudar os outros. Mas podemos mudar-nos a nós próprios.

Há que perceber o que se passou, isto é, reinterpretar os acontecimentos.

Aceitar o que passou, passou. E que não há nada que possa apagar o que aconteceu da nossa memória.

Perante a situação mais adversa somos convidados a ultrapassá-la. Somos convidados a superarmos-nos.

Não podemos mudar o que aconteceu, mas podemos mudar a nossa atitude, o nosso comportamento perante os acontecimentos. Como reage à adversidade?

Assumir a responsabilidade pelos nossos pensamentos e emoções, sair de uma mentalidade de vítima, irá capacitarmos-nos a ultrapassar a situação menos positiva.

Às vezes, somos o nosso principal inimigo. Não conseguimos superar algo porque contamos uma história a nós mesmos que não é baseada em fatos, mas sim na interpretação que fazemos do que nos aconteceu. "As pessoas quando atravessam uma crise, muitas vezes criam histórias sobre si próprios personalizando a crueldade da vida como algo que reflete a sua autoestima, resultante de antigos hábitos enraizados de pensamentos de julgamento depreciativo. O diálogo interno autocrítico torna-se tão sedimentado, que muitas vezes não percebemos que temos o poder de mudá-lo." (fonte)

"Não vivemos isolados dos outros. O contato, o afeto e a troca de experiências permite-nos crescer e desenvolvermos-nos. As pessoas crescem melhor promovendo bons relacionamentos e procurando apoio. Perante o sofrimento, se nos afastarmos dos outros por nos sentirmos diferentes ou para nos protegermos, o que daí pode imergir é mais sofrimento e reviver o trauma ou a situação angustiante uma e outra vez na nossa mente. É mais saudável e promotor da recuperação procurar apoio para aliviar o seu sentimento de perda. Relacionamentos saudáveis ​​e de apoio podem ajudar a curar feridas. Mesmo que os outros não possam resolver o seu trauma ou problema, eles podem ajudá-lo a chorar a perda ou a decepção e reconfortá-lo." (fonte)

"Perante acontecimentos que nos deixam presos ao passado, a capacidade de aceitá-los e de termos compaixão por nós mesmos são dois passos extremamente decisivos para ultrapassar o sofrimento. Permite-nos encarar a realidade de frente, sermos compassivos connosco mesmos e a partir daí cultivar a esperança num futuro melhor. Perante este tipo de cenário, aceitar é o melhor remédio. Ficar contra tudo, contra todos e até contra você mesmo, certamente não irá beneficiá-lo em nada. Cria rancor, ressentimento, indignação, desesperança, ódio, entre outros sentimentos negativos. Num estado de negatividade, mesmo aquilo que ainda temos de bom na vida fica afetado, deixamos de olhar para o que ainda faz sentido na vida. Aceite, tenha compaixão e siga em frente." (fonte)


Nunca é tarde demais para começar de novo.
Se quisermos, pode sempre existir segundas oportunidades.


Sem comentários: