quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O que é o Empreendedorismo Social?



Apesar do termo empreendedorismo social ainda estar longe de ganhar consenso quanto ao seu significado e papel na sociedade e economia, não são poucas as entidades que arriscaram uma definição. No emaranhado teórico que envolve cada uma das teorias, há aspectos comuns.
O conceito de empreendedorismo social em que o IES (Instituto de Empreendedorismo Social) se apoia é: abordagem inovadora com o objectivo de resolver problemas sociais; com clara missão social; sustentável; passível de ser replicada em outros contextos; e com capacidade de produzir impacto social em larga escala.
Dito de outra forma: o empreendedor social é encarado como um agente de mudança que usa ferramentas para dar poder às pessoas - em termos figurativos, não se contenta em “dar a cana”, preferindo, “construir o rio, enche-lo de peixe, ensinar a pescar, e ainda contribuir para a transformação da indústria pesqueira” - encontrando novas formas para resolver problemas antigos e fazendo com que os próprios beneficiários e todos os parceiros se constituam como parte da solução.


O poder de um indivíduo é capaz de mudar o mundo é um denominador comum aos social entrepreneurs.

Sem comentários: