quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Amar os outros é facilitar o seu crescimento



Quando o mestre e o discípulo peregrinavam por distantes pastagens, foram acolhidos por uma simpática família que vivia em condições de miséria. Embora fossem boas pessoas, os seus recursos materiais eram muito limitados.

Sustentavam-se graças a uma vaca magricela que fornecia o leite para se alimentarem, e o pouco que sobrava vendiam. Na hora da despedida, o discípulo, com pena daquelas pessoas, perguntou ao mestre se não podiam fazer nada por elas. O mestre, na sua sabedoria, disse:

– Atire a vaca pelo precipício.

– Mas, mestre...

– Atire a vaca pelo precipício ou faça-a desaparecer! – insistiu o mestre.

O discípulo, sem compreender, cumpriu os desígnios do mestre, ainda que muito contrariado. E assim a família ficou sem a vaca.

Os anos passaram e o discípulo, cheio de remorsos, não voltou a ter paz. Para se redimir e pedir perdão à família resolveu voltar àquela região. E onde antes havia uma região árida, encontrou terras cultivadas. Próximo de onde era o casebre encontrou um palacete. Angustiado, supôs que a família tinha sido obrigada a vender a casa e o terreno, pois já não tinham a vaca para sobreviverem. Aproximou-se e encontrou os proprietários numa piscina, divertindo-se.

Para seu espanto, verificou que se tratava das mesmas pessoas, mas agora com uma aparência bem mais saudável e feliz. Sem entender, o discípulo perguntou que milagre tinha ocorrido. Com um sorriso no rosto, o pai respondeu:

– Milagre nada! Um dia a nossa vaca desapareceu.

Tivemos de procurar um novo meio de subsistência. Trabalhámos muito e procurámos formas alternativas. Ao longo dos tempos fomos prosperando.

Só nesse momento é que o discípulo compreendeu a sabedoria do mestre.

Fonte: Autor desconhecido
 

Sem comentários: