quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Crescer na adversidade


 
Eu sinto-me ambígua, isto é, um misto de felicidade com um travo de tristeza.

Sinto-me feliz porque o blog NIZIN teve no mês de Novembro o maior número de visitas, desde da sua criação, ultrapassando as 1000 visualizações mensais.

A todos aqueles que contribuiram para este número, agradeço-vos do fundo do meu coração.

Vou continuar a trabalhar no sentido de merecer a vossa atenção e consideração.

Mas por outro lado, sinto-me triste.

Como alguém disse, "quando o aluno está pronto, o mestre aparece". 

Quando estamos prontos para viver uma situação, as oportunidades são visíveis à nossa percepção.

Na minha opinião, tudo tem um tempo para nascer, crescer e morrer.

Não vale a pena apressar as coisas, pois elas acontecem quando têm de acontecer. 

E mais importante do que chegar à meta, é saborear o caminho escolhido para percorrer até lá.


A vida é difícil. (...) Quando sabemos verdadeiramente que a vida é difícil -- quando o compreendemos e aceitamos verdadeiramente -- a vida deixa de ser difícil. Porque assim que é aceite, o facto de a vida ser difícil deixa de ter importância.

A vida é uma série de problemas.

No entanto, é nesse processo de confrontação e resolução de problemas que a vida adquire significado. (...) Os problemas apelam à nossa coragem e sabedoria; na verdade, criam  a nossa coragem e a nossa sabedoria. É unicamente devido aos problemas que crescemos mental e espiritualmente. (...) É através da dor de confrontar e resolver problemas que aprendemos. Como disse Benjamin Franklin, "As coisas que nos magoam, ensinam-nos."

(...)

Há muitos que, em virtude da sua passividade, dependência, medo e preguiça, esperam que se lhes mostre cada centrímetro do caminho e que lhes demonstrem que cada passo será seguro e que valerá a pena. Isso não se pode fazer. Porque a jornada do desenvolvimento espiritual requer coragem e iniciativa e independência de pensamento e acção. Apesar das palavras dos profetas e da ajuda da graça estarem disponíveis, a viagem tem que ser feita a sós. Nenhum professor o pode levar lá. Não existem fórmulas pré-estabelecidas.

Texto extraído do Livro "O Caminho Menos Percorrido", de M. Scott Peck, Sinais de Fogo, 2003.


Recordo a história de David que derrotou o gigante Golias. David era pequeno, franzino, um homem aparentemente fraco se comparado com os outros. Entretanto, possuía um profundo relacionamento com Deus, procurava sempre a sua direcção, não tomava decisões sem essa direcção, não decidia de acordo com o conselho dos homens, tinha muita convicção que nunca seria abandonado.

A forma como lidamos com os problemas é o que nos diferencia das outras pessoas. O segredo está na nossa capacidade de resiliência.



Nota da autora: Uma flor que nasce e cresce nas pedras. Este tipo de foto tem um significado muito grande na minha vida pessoal. Faz-me recordar do meu último dia de aulas do 4.º ano de escolaridade, tinha eu 10 anos. A minha professora deu-me um separador de livros com uma foto deste tipo. Fiquei muito triste nesse dia, pois todos os meus colegas tinham recebido um separador com flores lindas, coloridas e a minha parecia tão cinzenta, tão feia. Só mais anos mais tarde aprendi uma grande lição de sabedoria com esta foto. Existe uma beleza enorme na adversidade.

Sem comentários: