terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Ir mais além...


"Um sábio passeava na floresta com o seu discípulo. Avistou uma casinha pobre, aos pedaços. Nela moravam um casal e três filhos - todos mal vestidos, sujos, magros e aparentando subnutrição.

O sábio pergunta ao pai da família:"- Como vocês sobrevivem? Não vejo horta. Não vejo plantação. Não vejo animais."

O pai respondeu: "- Nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite por dia. Uma parte do leite, nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por alimentos ou roupa. Com a outra parte produzimos queijo e coalhada para nosso consumo. Assim vamos sobrevivendo...".

O sábio agradeceu e saiu novamente pelo caminho. Logo em seguida, o sábio avistou uma vaquinha e ordenou ao seu discípulo:

"- Empurre aquela vaquinha até ao precipício e empurre-a precipício abaixo!"

Mesmo sem compreender a ordem, o discípulo cumpriu-a - empurrou a vaquinha para o precipício! Aquela cena ficou marcada na memória do discípulo por muitos anos, pensava na maldade do sábio em mandar matar a única fonte de subsistência daquela pobre família.

Alguns anos depois, passando pela mesma região, o discípulo lembrou-se da família e do episódio da vaquinha. Resolveu voltar àquela casinha e quando foi surpreendido.

No lugar da pobre casinha havia uma bela pousada. Um pomar ao redor. Várias cabeças de gado. Um trator novo. Na porta da casa avistou o mesmo pai - agora bem vestido, limpo, saudável. Logo apareceram a mulher e os três filhos - todos bonitos e aparentando saúde e felicidade!

Quando o discípulo perguntou a razão de tanta mudança nesses últimos anos, o pai da família respondeu:

"- Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Daquele dia em diante tivemos de fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que existiam em nós. Transformamos a nossa casa em uma pequena pousada para viajantes. Começamos a plantar, criar animais, usar a nossa cabeça para sobreviver e daí nós vimos que éramos capazes de fazer coisas que nunca tínhamos imaginado e de conseguir coisas que nós achávamos impossíveis porque nunca havíamos tentado fazer. Aos poucos, a pousada, o pomar foram crescendo e assim, alcançamos o sucesso que os seus olhos vislumbram agora.”

Sem a vaquinha, nós fomos à luta e só tínhamos esta alternativa - lutar para vencer!"

Fonte: História retirada da internet. Desconheço a sua autoria.


Moral da história:

Ao longo da vida, vamos nos apegando às poucas coisas que temos, não conseguimos ver outras possibilidades, permanecemos no mesmo lugar sem qualquer progresso. Mas quando decidimos sair da nossa zona de conforto, podemos alcançar patamares mais elevados. A vaquinha presente na nossa vida pode-nos dar um mínimo mas impede-nos de irmos mais longe, tornando-nos dependentes de algo ou de alguém.

É preciso empurrar a vaquinha para o precipício com determinação e coragem, abrindo espaço para novas coisas e experiências entrem na nossa vida. Você pode ter mais do que imagina ser capaz.


Sem comentários: