terça-feira, 23 de agosto de 2016

Amanhã o que queres colher?


Educar uma criança é uma grande bênção, mas também uma grande responsabilidade. Não existem manuais pedagógicos com as respostas certas para cada problema que possa surgir ao longo da vida.
Cuidar de uma criança é proporcionar-lhe um ambiente nutrido e seguro, mas também promover-lhe um ambiente rico em valores e aprendizagens através das vivências da vida.
Mas, enquanto pais ou educadores, quando tentamos garantir esses elementos é difícil manter o equilíbrio e não cairmos em extremos.
É fácil cair no excesso de proteção, de controlo sobre a criança. Confundimos estes comportamentos com atos de amor. É fácil criamos uma criança dependente de nós, pouco preparada para a vida, às vezes muito mimada, egocêntrica e egoísta.
Por vezes, inconscientemente, o educador fomenta a relação de dependência do educando. Assim, o educador torna-se um elemento necessário para sempre no desenvolvimento e percurso de vida daquele ser. Sente-se que é necessário pelo outro, sente que se o outro lhe pede atenção e opinião, isto significa que a criança o ama. Afinal, o adulto que outrora foi criança não cresceu porque o educador não deixou.
É importante deixar que a criança experimente, que aprenda com os sucessos e com os fracassos. Evitar que ela sofra hoje, estaremos a criar uma criança sem anticorpos para vencer as vicissitudes da vida no dia da amanhã.
Amanhã irás colher o que semeares hoje.
Por outro lado, ao cairmos no outro extremo, da negligência, do desprezo, da indiferença pelo crescimento da criança, estaremos a criar uma criança talvez mais autónoma, responsável mas também fria, calculista e carente por amor.
Senão cuidas do teu amor, um dia ele morre.
Dica: Educar é como agarrarmos areia com uma mão. Se apertarmos muito a nossa mão, ficamos com uma mão vazia. Se abrirmos muito a mão, não conseguimos segurar nenhuma areia na mão.

Autoria: Sandra Mendes

Sem comentários: