sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Cuidar de mim mesma...


Vou aprender a cuidar mais de mim... Vou-me dar mais valor.

Reserve "um minuto" do seu dia para parar e refletir sobre como poderia cuidar melhor de si própria.

Neste exato momento, há uma melhor maneira de cuidar de mim mesma?

A resposta a esta questão depende de cada um, é extremamente pessoal. Não importa qual seja a sua atitude: mudar o caminho de ida para o trabalho; comer um gelado; sair da rotina e em vez de ir almoçar, resolve fazer um passeio; comprar um presente para si mesma; parar e conversar com um amigo na rua, etc.

A ideia principal é que "Quanto mais cuido bem de mim mesmo, menos ressentimentos e raiva sinto e mais carinhosa me torno comigo mesmo e com os demais". E continua: "Em um minuto posso mudar a minha atitude, e nesse minuto posso mudar todo o meu dia".

A melhor coisa a fazer na vida é Simplificá-la. Descobrir pequenas atitudes no dia-a-dia que tragam momentos de prazer para si mesma, isto é, momentos de felicidade.

O interessante é que por ser uma atividade que nos dá prazer, as pessoas passam a fazer vários momentos de 1 minuto no seu dia-a-dia, o que torna o dia agradável.

Quanto mais me cuido, mais gosto de mim mesma e, por consequência, mais gosto do outro que está ao meu lado.

O que você acha? Que tal tentar e ver o que acontece?

Inspirado no livro "Um minuto para mim" de Spencer Johnson, autor de "Quem mexeu no meu queijo".


Vou aprender a cuidar mais de mim... Vou me dar mais valor.

1. Mude o ritmo nos finais de semana. Nos fins de semana, faça o oposto do que faz durante o seu trabalho. Isto é, se o seu trabalho é devagar e previsível, o seu fim de semana pode ser mais agitado. Se o seu trabalho é agitado, tire o tempo para relaxar e vegetar em casa.

2. Conte as suas bênçãos e agradeça todos os dias.

3. Seja uma pessoa positiva. Veja o lado luminoso de todas as pessoas e circunstâncias.

4. Distinga entre necessidades e preferências. Você precisa de água, comida, roupas básicas e teto. Qualquer outra coisa é preferência. Evite trabalhar demais para atingir algo que você realmente não precisa: isto é um stress adicional.

5. Expresse a sua alegria. Seja dançando, cantando, pintando, trabalhando com argila ou fazendo bijuterias. Encontre uma saída criativa que expresse a essência da alegria que você pode dividir com outros.

6. Favoreça-se diariamente. Certifique-se que está a fazer algo de que gosta todos os dias. Dê a si mesma algo por que pode esperar diariamente.

7. Simplifique a sua vida. Procure sempre tornar as coisas mais fáceis. Uma vida complicada pode induzir ao stress.

8. Respeite-se mais. Conheça os seus limites. Não abuse. Imponha limites no relacionamento com os outros.

9. Ria-se de si própria. A sua diversão está em primeiro lugar. Aproveite o tempo. Aproveite a vida. "Quero andar de bicicleta, fazer puzzles." Não se leve a sério. Ninguém leva. Se tentar ser o tempo todo: 100% responsável, 100% séria, 100% perfeccionista, eu vou "flipar". Quero ser irresponsável, pateta, fútil ou até antipática quando me convier. E vou pagar sim a bendita da depilação definitiva, dane-se o meu orçamento-hiper-ultra-controlado. "A vida é minha, o 'pobrema' é meu".

10. Faça uma alimentação saudável.

11. Ore, reze ou medite. Ouça música de Taizé.

12. Viva o presente.

13. Elimine a desordem da sua casa, do seu carro e do seu escritório. Deite fora aquilo que já não está em bom estado. Se não precisa ou já não usa, mas está em bom estado, doe. Deixe que uma nova energia flua em sua vida.

14. Tome nota: a vida é uma escola e você está aqui para aprender. Os problemas são lições passageiras, o que você aprende com eles é o que fica.

15. Ame. Diga mais vezes que "amo-te", "gosto de ti". Não deixe passar a oportunidade de abraçar quem você ama. Dê um abraço!

16. Lembre-se que você não tem o controle dos acontecimentos, mas pode escolher como reagir. A diferença está na sua atitude face aos acontecimentos.

17. Aprenda algo novo cada dia.

18. O que os outros pensam de você não é da sua conta.

19. Ajude sempre os outros. O que você semeia hoje, colherá amanhã.

20. Não importa se a situação é boa ou ruim, ela mudará.

21. O seu trabalho não cuidará de você quando você estiver doente. Os seus amigos sim. Mantenha contato com os seus amigos.

22. Descarte qualquer coisa que não for útil, bonita ou divertida.

23. A inveja é uma perda de tempo. Você já tem o que você precisa.

24. Não importa como você se sente: levante, vista e participe.

25. Frequentemente, telefone aos seus parentes e envie-lhes e-mails dizendo: Olá, estou com saudades vossas!

26. Evite extremos, exageros ou radicalismos. Procure o equilíbrio das situações.

27. Só podemos dar aquilo que temos. Ou dito de outra forma, tenho de estar bem comigo mesma, tenho que me cuidar bem para poder cuidar bem dos outros.

28. Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire o maior proveito dela.

Texto inspirado em vários sites da internet

Sem comentários: