terça-feira, 21 de novembro de 2017

Como lidar com as inseguranças?

Como lidar com as inseguranças?

* autoconhecimento, identificar o nosso autoconceito (O que acha que é? Qual é a percepção do seu valor?) Isso envolve caraterísticas físicas e psicológicas, pontos positivos e negativos, autoestima.

* identificar as nossas crenças positivas e negativas. Encontra dificuldade em saber qual o melhor caminho a seguir, acredita que está sempre sendo julgado e criticado? Enfim, não tem confiança em si mesmo e, a partir daí, surgem vários ‘medos’.

* identificar e desafiar medos de imperfeição, de rejeição, de perda. Se errar, se falhar, tente de novo, não desista. Seja mais paciente e tolerante consigo próprio. Seja flexível. Relativize mais. Ria mais.

* monitorizar os nossos pensamentos. Pense positivo.

* cuidar-se, mimar-se, respeitar-se. Merece ser feliz. Aprenda a gostar de si próprio. As inseguranças andam lado a lado com a autoestima.

* priorizar as nossas expetativas. Não dependa das outras pessoas, não dependa do seu afeto, da sua atenção, da sua aprovação. Evite comparar se às outras pessoas. Seja único. Seja especial.

* começar por fazer algo pequeno, mas que saiba fazer muito bem. Cozinha bem? Desta forma, os sentimentos de impotência ou de inaptidão vão diminuindo aos poucos e o monstro da insegurança é enfraquecido.

O caminho para ultrapassar as inseguranças é valorizar-se mais, acreditar mais no seu potencial, aprofundar o autoconhecimento.

Sem comentários: