sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Inteligência Emocional - reflexão


1.  Descreva uma situação onde tenha tido um comportamento emocionalmente inteligente e outra onde não tenha utilizado os recursos da IE.
Situação onde tive um comportamento emocionalmente inteligente
Durante uma discussão com outra pessoa pedi para terminarmos a conversa noutra altura, em que nós os dois estivessemos mais calmos. No final, foi muito positivo, pois conseguimos compreender melhor as razões da outra pessoa e expressar  melhor os nossos sentimentos.

Situação onde não utilizei os recursos da IE
Quando não parei para refletir sobre os meus pensamentos e disse palavras que magoaram outras pessoas.

     1.   Qual ou quais das competências da IE não utilizou na segunda situação?
Não utilizei o auto-controlo, auto-conhecimento, empatia.

     2.   Quantas vezes isso já lhe aconteceu?
Na minha adolescência aconteceu-me muitas vezes, mas com a idade estou mais ponderada. Já não me interessa ter razão, o mais importante é ser feliz.

     3.   Porquê que isso lhe acontece?
Na altura, associava que não me darem razão era como se fosse um ataque à minha integridade pessoal. Hoje em dia, a opinião da outra pessoa não me define, é apenas uma perspectiva, é uma visão da realidade. Para mim, a opinião da outra pessoa é importante para me conhecer melhor, mas não determina quem sou. A verdade é feita de muitas perspectivas. Esta situação faz-me lembrar uma história. Várias pessoas tocam numa parte de um animal. Eu toco na pata, a Rita toca na orelha, o Miguel toca na cauda, o António toca na tromba. Cada um de nós vai definir o animal tendo em conta a parte do corpo que toca. Todos teremos a nossa razão, mas é na troca das nossas experiências, que vamos entender que todos tocamos num elefante. Precisamos uns dos outros para nos auto-conhecermos melhor e para conhecermos melhor os outros. É a beleza das relações.

     4.   O que é que pode fazer para tornar esse tipo de situação mais adaptativa utilizando as competências da IE?
Mudar os meus pensamentos, as minhas crenças,  as minhas expetativas, as minhas emoções, leva-me a ter outros comportamentos e por sua vez a minha vida muda. Acho que a competência da IE tem como ponto de partida o auto-conhecimento, a tomada de consciência pessoal.
 

2.  Com base nos resultados obtidos no questionário “11 Sinais Que Indiciam Baixa Inteligência Emocional” que elaborou, responda, de uma forma desenvolvida, às seguintes questões:

     1.   Se o meu perfil falasse o que diria?
Tendo em conta o valor do teste parece que tenho uma elevada inteligência emocional, mas acho que preciso de melhorar as competências interpessoais da IE.

     2.   Em que situações tem mais dificuldade em ser assertivo? Porquê?
É difícil ser assertivo quando me relaciono com pessoas agressivas, manipuladoras ou poderosas. É muito difícil estabelecer limites e defender os meus direitos numa relação com estas pessoas tóxicas. Quando não há respeito entre as pessoas, a relação está condenada.

     3.   Identifique dois dos seus “gatilhos emocionais”.
Quando percebo que estou a vivenciar uma experiência idêntica ao meu passado, altero o meu pensamento, respiro fundo, e sei que os resultados serão diferentes do passado.
Quando percebo que estou a sentir uma emoção transbordante como uma grande vontade chorar, peço para me retirar da conversa, da sala, etc. e depois sozinha choro a até esgotar aquela emoção. Depois volto, à conversa ou à sala, rejuvenescida.

           3.1.   O que pode fazer para não carregar nesses gatilhos?
Não evito situações stressantes, mas assim que identifico um gatilho emocional, estou aprender a estabelecer limites na minha relação com os outros, a cuidar-me melhor e aproveitar melhor a vida.

     4.   Identifique uma situação em que tenha ficado ofendido. Porquê que ficou ofendido?
Raramente me ofendo, mas quando acontece, fico ofendida, triste porque aquela pessoa pensa assim de mim. Posso respeitar e compreender a opinião da outra pessoa, mas posso não aceitá-la. Depende de caso para caso. Se perceber que a outra pessoa tem razão,  aprendo com a situação e mudo o meu comportamento. Se perceber que a outra pessoa disse um comentário maldoso, digo que o comentário me magoou e tento que a outra pessoa se coloque no meu lugar.

Sem comentários: