terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Orientação Vocacional: Qual é a tua vocação?




- Se pudesses fazer só uma coisa para o resto da tua vida, o que seria?
- Quem admiras?
- Se pudesses combinar os teus interesses em algo único, o que seria?
- Quando eras criança quais eram as tuas brincadeiras preferidas?
- O que dizem os teus pais, família, professores, chefes, amigos sobre ti, o que eles admiram em ti?


Para descobrirmos qual a nossa vocação e quando se faz Orientação Vocacional é necessário avaliar 4 dimensões do ser: física, mental, emocional e espiritual.

Aptidões/ Habilidades/ Capacidades/ Competência/ Talentos: (área física)
Em que área és mesmo bom? Escreves bem? Falas bem? Conheces pessoas facilmente? Desenhas bem? Arranjas objetos facilmente? O que fazes com o menor esforço?

Valores/ Crenças: (área mental)
O que valorizas? O que é importante para ti?

Interesses: (área emocional)
O que mais gostas de fazer? Qual o assunto que não consegues parar de falar? Quando entras numa livraria, qual a seção que visitas em 1º lugar? O que fazes nos tempos livres? O que te apaixona?

Contributo/ Propósito/ Sentido/ Significado: (área espiritual)
O que poderias fazer que seja significativo para as pessoas? Qual é o impacto do teu trabalho na vida das pessoas? Qual é o teu contributo na vida? Qual é o teu propósito de vida? Quando morreres, que legado queres deixar? Como queres ser recordado/a? Tendo em conta o que sabes fazer bem e os teus interesses e valores, o teu trabalho é necessário na vida das pessoas? As pessoas precisam do resultado do teu trabalho? Elas valorizam o teu trabalho? Elas estão dispostas a pagar pelos teus produtos/serviços?


Tendo em conta os teus interesses e os teus valores, o que adorarias fazer no teu dia-a-dia usando os teus talentos? Isso irá fazer a diferença na vida das pessoas?


Autoria: Sandra Mendes

Sem comentários: