sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Viva la vida


Nazaré, 28 de janeiro de 2013, o surfista Garrett McNamara quebra o seu recorde de 2011 



Formas para lidar com pessoas controladoras:

imponha limites à pessoa controladora, isto é, não lhe dê liberdade para agir para além dos seus limites. Não se resigne.

cuidado com as suas palavras. Tenha cuidado com o que diz, pois a pessoa controladora pode sabotar os seus desejos e planos. 

comporte-se de forma consistente, calma e paciente com as pessoas controladoras. Se tiver uma relação pessoal com pessoas controladoras, diga-lhe que precisa de uma pausa para seguir em frente na sua vida. Se não puder afastar-se, invente boas desculpas para não estar por perto o tempo todo. 

não espere muito para protestar. Ao perceber o comportamento controlador de alguém, confronte logo a pessoa. Pois caso contrário, a pessoa controladora irá-se acostumar a dar-lhe ordens e dará espaço para iniciar o padrão de comportamento controlador-controlado.

evite contrariá-los ou expô-los, pois só irá perder o seu tempo. Elas não lidam bem com o "não", nem com as frustrações. Entenda que as pessoas controladoras não melhoram até que façam terapia de longo prazo.

não discuta com elas. Quando uma pessoa controladora toma uma decisão é inútil discutir com ela, pois ela não vai considerar a sua perspetiva. Elas julgam que têm razão e que ninguém pode fazer um trabalho ou tomar uma decisão melhor que elas. O melhor é concordar com elas de forma a manter a paz e afastar-se delas ou da situação o mais rapidamente possível.

escolha perdoar. As pessoas controladoras são pessoas inseguras, cheias de medos, insatisfeitas, baixa autoestima, complexos de inferioridade. Exigem a perfeição de si próprios e dos outros. Mas a perfeição não existe. Quem nunca errou? Perdoar é diferente de aceitar ou consentir um comportamento da pessoa controladora que nos magoa.

perceba que a sua vida é importante. Você é uma pessoa especial e única, não permita que a pessoa controladora o controle ou tome decisões por si. Afinal, a vida é sua. Seja dono de si próprio.

conserve a sua autoestima. As pessoas controladoras podem tentar convencê-lo de que é inútil ou que é inferior a eles. Não acredite neles. Não caia nos seus truques. Comece a distanciar-se lentamente.

mostre que as pessoas controladoras não o controlam. Faça exigências em relação a elas, peça que elas façam algo por si, estipule prazos. Ao fazê-lo, estará mostrar que não está intimidada ou diminuída pelos seus padrões de comportamento.

Texto inspirado no artigo deste site 

Sem comentários: