sexta-feira, 8 de julho de 2011

O que significa o dinheiro para si?



Há muitos anos, um homem sábio estava sentado debaixo de uma árvore numa calma contemplação, quando foi importunado por um mendigo da aldeia.
“Onde está a pedra?”, perguntou o mendigo. “Preciso da pedra preciosa!”
O sábio levantou os olhos na sua direcção sorrindo. “Que pedra procura?”
“Tive um sonho”, continuou o mendigo, mal se acalmando para falar, “e nesse sonho uma voz disse-me que se viesse a esta árvore, encontraria um homem que me daria uma pedra preciosa que me salvaria da pobreza para sempre”!
O sábio olhou pensativo, depois alcançou o seu saco e retirou um grande diamante.
“Será esta a pedra?”, perguntou gentilmente. “Encontrei-a pelo caminho. Se a quiser, pode ficar com ela.”
O mendigo nem queria acreditar na sua sorte, arrancou a pedra das mãos do sábio e correu de volta para a aldeia, antes que ele mudasse de ideias.
Um ano mais tarde, o mendigo, já vestido com roupas de homem rico, regressou ao pé da árvore à procura do seu benfeitor anónimo.
“Está de volta, meu amigo!”, disse o sábio, de novo sentado no seu lugar favorito, apreciando a corrente tranquila das águas. “O que aconteceu?”
O mendigo inclinou-se perante o sábio.
“Aconteceram-me muitas coisas maravilhosas por causa da pedra que tão graciosamente me ofereceu. Tornei-me rico, casei e arranjei casa. Posso hoje dar emprego a outros e fazer o que quero, quando quero e com quem quero.”
“Então porque regressou?”, perguntou o sábio.
“Por favor”, disse o mendigo, “ensine-me tudo o que há dentro de si que lhe permitiu oferecer-me aquela pedra tão graciosamente”.
 

Fonte: “Supercoach”, de Michael Neill, Livros d´Hoje, 2011

Sem comentários: